Hoje dia 29 de Agosto é comemorado o dia nacional do combate ao fumo, e além dos problemas ao nosso organismo, você também sabe os malefícios que o cigarro pode causar à pele do seu rosto??
O cigarro o pior inimigo da pele
O cigarro, até agora visto como fator secundário de envelhecimento da pele, já é considerado o principal causador de rugas profundas no rosto, especialmente nas mulheres. Pesquisas recentes mostram que a nicotina produz uma enzima que destrói as fibras que formam o colágeno, substância protéica das fibras da pele.
Outros prejuízos causados pelo cigarro na pele
Acelera o envelhecimento da pele. O fumante tem 4,7 vezes mais chance de ter rugas do que o não-fumante. Diminui a umidade da pele, podendo deixá-la seca e rugosa. Fumantes que se expõem ao sol tem mais chance de ter rugas na pele.
Os fumantes têm a pele mais pálida e cinzenta, se comparada com a pele das pessoas que não fumam. Pigmentação amarela na placa da unha e na ponta dos dedos.
A primeira coisa que você deve fazer é parar de fumar. Mas, se ainda não conseguiu abandonar o vício, eu lhe dou uma dica para o cuidado da pele do fumante. “A pele da pessoa que fuma fica sem brilho, amarelada e sem elasticidade. Fica completamente sem vida. Por isso é necessário nutrir sempre.”
Um tratamento que realizo no Studio Sandra Martins que é muito bom para esse tipo de problema seria uma máscara de argila, que revitaliza o tecido cutâneo.”
O cigarro ainda promove uma diminuição dos níveis de antioxidantes no sangue e estimula a liberação de íons superóxidos pelas células de defesa, os leucócitos. Tudo isso favorece o surgimento de lesões celulares que podem se tornar irreversíveis, causando uma aceleração importante do envelhecimento natural da pele.
Dessa forma, todos os tratamentos que tem como proposta estimular o colágeno, como peelings, máscaras, cremes “antiaging” e hidratantes são ótimas opções e podem ajudar no tratamento da pele. Mas lembre-se que não existe truque ou milagre. O ideal é largar o vício e cuidar da saúde da pele, do corpo e da mente.